terça-feira, 12 de maio de 2009

O PPV - alguns exemplos

"Por caminho não quero significar um caminhar ao acaso, sem finalidade, mas antes um trajecto agradável com um objectivo definido, ao mesmo tempo que há a consciência das dificuldades e perigos que podem deparar-se no percurso."
Baden Powell


Um PPV

Só por esta semana hei-de fazer tudo o que posso fazer para dar felicidade aos outros;
Só por esta semana vou estar atento para ver, na escola, no trabalho, em casa, quem espera a minha boa disposição e ajuda;Só por esta semana farei vários gestos de amor e não os contarei a ninguém;
Só por esta semana, não me vou aborrecer com os ares «importantes» dos mais velhos, nem com as brincadeiras das crianças. Vou alinhar um pouco com o que encontrar;
Só por esta semana, vou ter o máximo cuidado no convívio com os outros, ser simpático com cada um, a ninguém criticar, nem vou dar mais importância aos meus desejos que aos dos outros;
Só por esta semana, vou fazer tudo o que está na minha mão para dar alegria às pessoas que encontrar durante os dias todos da semana;
E digo assim porque é mais fácil pensar cada Domingo no esforço que vou fazer «só por esta semana» do que em 52 semanas vezes todos os anos que eu viver!E agora? Será que ainda temos alguma coisa a ver com isto?
.
.
.
Outra possibilidade
O Projecto Pessoal de Vida implica organizar a minha vida, reformular o meu futuro. Criar um projecto de valores, princípios e sonhos a cumprir.
Comprometo-me assim, antes de mais, a mudar, a renascer rumo aos caminhos do Homem Novo.
Quero abandonar o meu passado de ócio e vício, manter os meus antigos compromissos pessoais e dedicar-me a uma vida mais espiritual.
Terei de aprender a controlar-me. Saber o espaço que ocupo na sociedade e perante as pessoas que me rodeiam.
Assegurar, lutar e revigorar as minhas relações, para além de ter de ser mais coerente com as minhas relações, os meus sentimentos e emoções.
Tenho de superar os meus limites académicos e apoiar os meus colegas, subir a minha média, para conseguir definir o meu futuro, entrar no curso que quero e decidir firmemente o que quero para a minha vida.
Dar um maior relevo aos valores escutistas, especialmente no que diz respeito à minha relação com o ambiente, assim como esforçar-me por reviver o caminheirismo, através de provas e novas actividades.
Ser sincero, mas não exageradamente e tentar ser mais para os outros.
Dar um novo apreço à família e tentar redescobri-la.
Seguir os valores cristãos e procurar as minhas raízes pagãs. Definir a minha religião e fortalecer a minha presença nela, exteriorizando os valores que me estão intrínsecos.
Esforçar-me por ser uma pessoa saudável e estável e conseguir dedicar-se mais a mim mesmo. Dar uso e progredir na minha cultura, ler mais jornais e revistas, assim como livros.
Conhecer o mundo, viajar, fazer voluntariado e não deixar que o meu mundo volte a desmoronar. Acima de tudo, ajudar os mais necessitados.
Conhecer e seguir ideais políticos.
Poupar e preservar.
Assegurar-me da revisão e cumprimento do meu PPV..

1 comentário:

Essendje disse...

Realmente lindo ..! Amei muito, te-lo -ei como inspiração pra a construção do meu PPV.!👌🏽🙏🏽🥰

Muito obrigada irmãos caminheiros ..! 🥰🙏🏽

Boa caça
..!💪🏽